quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O bolo queimado


Ensaio sobre o fim dos relacionamentos:

Escrevi sobre uma metáfora quase ingênua, senão muito substanciosa e esclarecedora.
A metáfora do bolo queimado.
A dificuldade de nos separarmos da pessoa amada, o difícil processo de nos reencontramos em nossa essência mais íntima e a libertação da nossa individualidade sempre passa por um bolo queimado.
Quem de nós já tentou fazer um bolo? Se não fizemos, sabemos como se faz. Um bolo é cheio de manhas. Mas o problema surge quando o bolo queima. E muitas são as vezes que o bolo queima.
Agora pensemos que um relacionamento é um bolo. Um bolo feito dos ingredientes que cada um de nós colocou naquela relação. Amor, expectativa, sonhos, alegria, dedicação, fidelidade...enfim, todo o tipo de sentimento.
Mas por um processo doloroso e demorado, brigas constantes, ofensas, desconfianças e desrespeito, ou mesmo traições reveladas, brigas passionais, violência e por um universo de outras situações críticas, o bolo queima. O relacionamento queima. Todos os sentimentos que investimos perdem a harmonia, perdem o sentido, frustram nossas expectativas e algo fundamental se rompe.
Pronto! O bolo queimou!
Mas nós investimos tanto, nós sonhamos tanto, nós queríamos tanto, não é possível que o bolo tenha queimado, e se queimou, sempre acreditamos que dá para recuperar alguma coisa.
O engano!
Já experimentou tirar a casquinha preta do bolo queimado? Que gosto tem depois? De queimado! Já experimentou colocar recheio no bolo queimado? Que gosto fica? De queimado! Já experimentou colocar cobertura? Que gosto fica? De queimado! Bolo queimado tem gosto de bolo queimado. Todos os sentimentos que formaram o bolo se perderam entre as situações sérias e críticas que passamos.
Tudo e qualquer tensão entre nós e as pessoas que amamos são bolo queimado? Não, claro que não! Mas algumas situações, definitivamente, destroçam nossos corações e subvertem nossa tolerância. Estas são o bolo queimado.
O que fazer então? Duas opções.
Primeira: Feche os olhos e engula o bolo inteiro, com todas as decepções, frustrações, tristezas e ressentimentos. Esqueça de tudo. Nunca mais comente sobre o que aconteceu.Aceite, porque é assim que você quer. Tente levar a vida para frente apesar do gosto ruim de queimado. Esta é uma opção. Mas não tente regogizar o que ficou mal compreendido, o que ficou mal acertado, o que ficou queimado. Queimou, queimou. Não há o que consertar. Ou aceitamos e calamos, ou tomamos a outra atitude possível.

Segunda opção: Jogue o bolo fora. Mas jogue de uma vez. Jogar o bolo fora significa abandonar todas as lembranças, significa romper o relacionamento de uma só vez, significa não responder à tentações, significa não ligar para ele ou ela nem lhes atender se for possível, significa não perguntar a ele ou ela ou a si mesmo o que foi que deu errado ou de quem é a culpa, significa tomar consciência de que seu coração pode ter uma nova chance, a chance de fazer outro bolo, com os ingredientes e sentimentos que você quiser. Provavelmente não um bolo como o outro, mas um bolo diferente, com um gosto novo, saboroso, prazeroso.
Para que um bolo queimado se podemos fazer um bolo novo? Tenham certeza, se não adotamos a primeira opção de engolir o bolo com tudo de ruim que ele tem, então, a melhor opção é fazer um bolo novo, porque o bolo queimado, passe o tempo que for, faça o que fizer sempre terá gosto de bolo queimado.
Então, aproveite que se desvencilhou do bolo queimado e vá experimentar novos sentimentos, livre do passado, com novas expectativas, novos sonhos e muita esperança.
E se o bolo novo demorar a surgir, então aproveite para estar consigo mesmo, para conhecer suas preferências, para dividir a alegria e o entusiasmo com pessoas queridas, aproveite para arriscar, para tentar, para errar, para tentar de novo, enfim aproveite para ser você mesmo.


(Autor: Michel Cutait)


Faxinando minhas gavetas encontrei esse texto, e resolvi dividi-lo com vcs., espero que gostem.

12 comentários:

  1. ADOREI...
    :)
    Só espero que nada tenha a ver com vc :D
    Mas o texto é simples e verdadeiro :)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bá, não tem absolutamente nada haver comigo, recebi esse texto a algum tempo atrás de um amigo que realmente estava vivendo uma desiluzão, achei nos meus guardados e resolvi dividir com vcs. pq. acho muito legal e verdadeira a forma como ele aborda o tema.

    ResponderExcluir
  3. Nossa..... Ta lendo meus pensamentos é? rs. To convivendo com um "bolo queimado" que vc conhece bem.
    Aconteceram duas coisas, eu não engoli e tb não joguei fora.. (e nem ele), o q faço entaum? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mah eu tinha certeza que vc. ia gostar desse texto, rsrsrs....

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto,

    obrigada por compartilhar...

    Eu cuido bem do meu bolo, olho pra ver se está crescendo rsrsrs .. coloco recheio, cobertura, o enfeito...

    Tomara que teu bolo esteja bom também!

    Hj em dia jogam tantos bolos fora, né?

    bj

    ResponderExcluir
  6. Uiiii, que filosofico seu texto !!
    Mas tbem nao tem nada haver comigo...
    Desilusões nao fazem parte da minha vida !
    Alias..vou abrir uma confeitaria..pra enfeitar os bolos por aí !!!
    Beijocas e fiquei feliz que vc gostou da nova cara do meu blog.

    ResponderExcluir
  7. É a vida é cheia de obstáculos , devemos saber ultrapassa-los senão , ótimo texto !
    ;*

    ResponderExcluir
  8. Novela? Ta mais pra seriado... rs. Cada temporada nova, uma nova emoção... hahaha

    ResponderExcluir
  9. Maira, e o meu bolo então, tá fofooooo demais da conta, não vai prestar viu....kkkkk....
    Adorei, muito criativo o texto. E o casamento é assim mesmo, se não cuidar do bolo que tem, uma hora quima e nunca fica igual.
    E que o meu bolo seja sempre fofo, recheado e enfeitado, que nunca se queime!!!...rsrs....bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    se conseguir, vá até o parque, pois é muuuito gostoso. A família buscapé vai adorar!

    bj

    ResponderExcluir
  11. Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. Só precisamos de ter força para começar as nossas tarefas, perseverança para não parar no meio, inteligência para terminar e humildade para ver que ficou muito bom e não nos gabarmos.
    Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Acredita em ti própria, pois és só tu que te podes alto julgar. Ousa, arrisca e nunca te arrependas. Não desistas jamais e aprende a valorizar quem te ama, esses sim merecem o teu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz. As flores mais bonitas não são aquelas que estão no teu caminho, mas sim aquelas que nasceram depois da tua passagem.
    Desejo-te um fim-de-semana repleto de alegrias.
    JC

    ResponderExcluir
  12. eu estou com um bolo queimado ..com gosto de bolo queimado .Mas fazer outro bolo tá fora de congitação..Estou com uma priguiça danada.Mas o que há de fazer com um bolo queimado? acho que vou tombar como patrimônio histórico!! e ai de quem mexer neste meu bolo queimado!!

    ResponderExcluir

Deixe um Recadinho