
Excelentíssimos Senhores Deputados Federais e Senadores
Prezados Senhores,
Os abaixo-assinados, a seguir identificados, vêm, à presença de Vossas Excelências, expor e requerer o que segue:
O nobre Deputado Exmo. Sr. Sandro Mabel elaborou o Projeto de Lei número 2663 de 03/12/2003 pretendendo tornar obrigatório aos fabricantes de produtos alimentícios a informação no rótulo ou embalagem do termo “CONTÉM LACTOSE”.
O objetivo de tal medida, segundo a justificação do projeto é resguardar e prevenir possíveis ingestões acidentais por "crianças alérgicas à lactose e que acabam sendo socorridas às pressas, com risco de vida, por ingerir tal substância.
"Entretanto, o projeto tem conceitos equivocados, já que inexiste “ALERGIA À LACTOSE".
Existe "INTOLERÂNCIA À LACTOSE" e "ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA", problemas que embora sejam frequentemente confundidos são distintos em sua natureza e em suas consequências. A lactose é um carboidrato e, portanto, não causa reações alérgicas.
A alergia ao leite de vaca é uma reação às proteínas do leite, não à lactose, e pode ser uma enfermidade grave. Envolve o sistema imunológico. Já a intolerância à lactose, extremamente rara na infância, costuma acometer crianças maiores depois de desmamadas e adultos e embora possa trazer grande desconforto, não envolve risco de morte como os casos de alergia.
"Enquanto que os intolerantes costumam suportar quantidades variadas de lactose, dependendo do grau de intolerância (e podem consumir proteínas do leite isentas de lactose, como os já existentes no mercado "leites sem lactose"), os, “ALÉRGICOS A LEITE” não podem consumir ABSOLUTAMENTE NADA que contenha proteínas do leite de vaca, ou seja, leite e derivados ou produtos que contenham leite e derivados na sua composição e ainda traços de leite, ou seja, consumir produtos que foram produzidos em equipamentos que processam leite e derivados.
Entendemos que a melhor forma de atingir o objetivo deste projeto, seria a mudança do termo "CONTÉM LACTOSE" para "CONTÉM LEITE E/OU TRAÇOS DE LEITE", o que realmente protegeria os alérgicos às proteínas do leite de vaca e ainda alcançaria os intolerantes à lactose.
Ressaltando que a redação atual do projeto só contempla os intolerantes, apesar de a justificação estar voltada aos alérgicos.
Acrescentamos que há produtos que possuem LEITE e não possuem LACTOSE, como os casos dos já mencionados "leites sem lactose" e de alimentos que usam apenas a proteína do leite na sua composição. Dessa forma, não levariam a inscrição legal "CONTÉM LACTOSE", mas poderiam levar à morte uma criança alérgica a leite.
Assim, por todo o exposto, requeremos a Vossas Excelências que procedam a alteração do aludido Projeto, a fim de que ao invés da expressão “CONTÉM LACTOSE”, passe a constar nos rótulos e/ou embalagens a informação “CONTÉM LEITE E/OU TRAÇOS DE LEITE”, certos de que Vossas Excelências saberão compreender e respeitar a nossa luta e os direitos dos cidadãos em serem esclarecidos acerca da composição clara dos produtos que adquirem.
Mães, pais e amigos de crianças alérgicas às proteínas do leite de vaca.
Autora: Fernanda Mainier Hack
Amigos o texto acima foi copiado na íntegra do blog "SOS ALERGIA", conto com a ajuda de vcs. para acessarem o blog e assinarem o ABAIXO ASSINADO, para conseguirmos a aprovação da lei; peço-lhe inda que divulguem em seus blogs, passem e-mails pra seus contatos, sou mãe de uma criança alergica, e já passei por isso dar um produto que não especificava nada na embalagem e depois, constatar junto ao fabriante num e-mail que demorou quase 1 mês pra ser respondido que "sim o cereal da marca Lillo by Gerber" continha traços do leite. Minha filha na época com apenas 5 meses passou mal, teve diarreia por longos 10 dias e demorou quase 1 ano pra que voltasse a ter "transito intestinal normal", e ainda agradeço muito a Deus por ter sido somente essa reação, sei que poderia ter sido muito pior. Conto com todo vcs.
Conte comigo amiga.
ResponderExcluirImagino como esse problema deve tirar a tranquilidade, já pensou vc ter que fiscalizar tudo?
E ainda mais criança que não entende que não pode comer o que bem entende.
Vou lá.
beijoca
Ei Má, um verdadeiro perigo para as pessoas que tem intolerância, muito bem divulgado.
ResponderExcluirbjsss bom dia pra vcs
Vc sabe que pode contar comigo pro que der e vier.
ResponderExcluirTô nesta campanmha, afinal..minha filha tbem teve problemas com isto e eu passei varios sufocos pra achar o leite certo..
Bjks mil e vou fazer o abaixo assinado sim !
To nessa...........
ResponderExcluirbjokassssssss
q interessante , me ajudou a escalerecer tbm, pra mim não havia diferenças qto a lactose e o leite, agradeço pela informação, pois apesar de o Victor não ter problema com isso, graças a Deus, posso estar passando essas informações às demais pesoas que conheço e ajudando no que for preciso, passrei sim no site indicado, pode ter certeza!bjs.
ResponderExcluirMaira, pode contar comigo, minha assinatura está aqui e estarei encaminhando para todos os meus contatos.
ResponderExcluirBjos
Fica com Deus!!!!!
Maira, pode contar comigo, minha assinatura está aqui e estarei encaminhando para todos os meus contatos.
ResponderExcluirBjos
Fica com Deus!!!!!
Regina Ming
AMIGA JÁ ASSINEI... A LUTA NÃO PODE PARAR, SÓ NOS SABEMOS QUANTO É DIFÍCIL TER UMA CRIANÇA COM ALERGIA. BJS
ResponderExcluirELIANE
Já tá assinado Linda...
ResponderExcluirNunk passei por isso mais entendo como deve ser.
Bitocas♥
Oi minha fiel "comentadeira" do blog, sinto nao vir aqui mais vezes, mas mestrado tá terminando, ai terei mais tempo livre
ResponderExcluirprometo
Conte comigo!!!
ResponderExcluirbjs
Pronto, feito!
ResponderExcluirBjo